terça-feira, 6 de março de 2018

Stálin se remexe no túmulo

Série "Reflexões Pessoais", Nº 35


Sinceramente, duvido muito que o que se chama de "comunismo" atualmente seria de fato o que se vivia na URSS e o que Stalin pregava.

Na realidade é essencialmente diferente.

Porque as pautas progressistas só interessam ao movimento revolucionário enquanto sirvam para desestabilizar o status quo construído com base em costumes conservadores. E enquanto os grupos " marginalizados" sirvam de lumperproletariado ( massa de manobra necessária para promover o ambiente de desestabilização institucional, sem o qual um governo totalitário não consegue legitimar a necessidade de sua existência).

É por isso que, embora tenham sido estimuladas pelo regime soviético( e por outros regimes comunistas, como em Cuba ou China), em um primeiro momento, questões como a "liberdade sexual", o "feminismo" e o movimento LGBT, dada a degradação oriunda da difusão dessas pautas ( aumento da criminalidade, mendicância, difusão de DSTS, dentre outros), houve leis e movimento estatal no sentido de refreá-las ( por exemplo, com movimento de controle de natalidade na China, e perseguição indiscriminada a gays durante a revolução cubana).

Por isso que, por exemplo, hoje a Rússia ( em que ainda há socialismo, mas velado) é dos países com leis mais conservadoras do mundo.

Mas, evidentemente, sempre foi e continuou sendo interessante a difusão do progressismo em meio aos focos de resistência da expansão do comunismo. Por isso existir esse movimento, que ficou conhecido como " marxismo cultural", cujo epicentro se desenvolveu em pleno coração do mundo ocidental: em NY, na Universidade de Colúmbia.

Da difusão dessas ideias tem surgido uma contracultura nos EUA, que enfraquece as pilastras morais e culturais nas quais se fundou esse país ( e, em linhas gerais, o mundo ocidental democrático), quais sejam: a ideia de respeito irrestrito às liberdades, com um Estado mínimo, liberdade de expressão e religiosa, liberdade de portar armas; o ideal de proteção ao direito de propriedade; a noção de fortalecimento da família enquanto instituição social; dentre outros.

Por isso que, se fores a quase qualquer universidade nos EUA hoje, ver-se-á os alunos com compreensões nesse sentido, algo semelhante ao que temos aqui nos DCE's de universidades públicas. E também graças a isso é hoje possível e imaginável um candidato declaradamente socialista ter tido chances reais de concorrer ao pleito presidencial.


"Um comunista é como um crocodilo: quando ele abre a boca, você não sabe se está sorrindo ou preparando-se para devorar você."
Winston Churchill

Nenhum comentário:

Postar um comentário